Aplicação de ensaios enzimáticos na avaliação de bioprodutos
Ementa: Fundamentos bioquímicos de atividade e inibição enzimática. Modelos experimentais de inibição enzimática. Ensaios e aplicações de ensaios de inibição ou indução das enzimas: proteases; amilases, glucosidases, lípases e enzima conversora de angiotensina.
Legislação e Inovação
Ementa: Discutir o sistema brasileiro de propriedade intelectual, os procedimentos de depósito e concessão de patentes. Auxiliar na redação de projetos e transferência de novas tecnologias ao setor industrial. Apresentar exemplos bem sucedidos de acordos nacionais e internacionais.
Biologia molecular aplicada às ciências farmacêuticas
O curso teórico apresentará uma visão geral dos fundamentos da Biologia Molecular. Na primeira parte, serão abordados tópicos sobre a estrutura, replicação, transcrição e tradução do DNA, mutação e reparo do DNA, síntese proteica e controle da expressão gênica. Numa segunda parte, serão abordados os tópicos: tecnologia do DNA recombinante, estudos de expressão de proteína, noções de bioinformática, genômica e proteômica. A compreensão dos mecanismos moleculares que envolvem os ácidos nucleicos e a aplicação da tecnologia do DNA recombinante tem permitido grandes avanços na ciência. Novos medicamentos, diagnósticos mais precisos bem como uma maior compreensão dos mecanismos moleculares e bioquímicos de diversas doenças são apenas alguns dos exemplos que resultaram dessa nova área de conhecimento. Assim, o curso de Biologia Molecular pretende fornecer, para o aluno, subsídios básicos para a compreensão e aplicação desses conhecimentos nas diversas áreas que alcança.
Escrevendo o artigo científico
Compreensão do processo sequencial de redação e submissão de um artigo científico. Construção do resumo (abstract). Identificação da ideia central da pesquisa. Considerações sobre materiais e métodos, resultados e discussão. Reflexão sobre o processo de revisão (peerreview) de um artigo científico. Compreensão do processo de elaboração das respostas e justificativas ao editor. Favorecer a compreensão dos mecanismos envolvidos na elaboração e submissão de um artigo científico.
Estereoquímica de Fármacos
O curso aborda sob a ótica da química Medicinal os conceitos e definições que caracterizam a representação tridimencional de substâncias orgânicas bioativas, apontando como fatores estereoquímicos e conformacionais são cruciais para a completa compreensão do reconhecimento molecular de um fármaco pelo bioreceptor-alvo, além das implicações associadas a eficácia e segurança terapêutica destes protótipos.
Ensaios Biológicos Pré-Clínicos
Apresentação da disciplina. Distribuição dos grupos de trabalho. Introdução à Toxicologia. Manejo e ética sobre animais de 26-07-2011 12:04 Página 18 de 179 experimentação. Introdução à avaliação de toxicidade. Toxicidade aguda e sub-aguda. Toxicidade crônica. Discussão guidelines OECD para avaliação de toxicidade (407, 408, 420, 423 e 425). Teratogenicidade. Métodos alternativos de avaliação de toxicidade. Mutagenicidade, carcinogenicidade/micronúcleo. Análise de risco. Seminários de avaliação de toxicidade.
Farmacologia Experimental (Avaliação Farmacológica)
Princípios básicos de manutenção e manipulação de animais de laboratório utilizados em Farmacologia. Cálculo de dose, pesagem e diluição de drogas. Vias de administração de fármacos. Modelos experimentais em farmacologia (ansiedade, depressão, dor, inflamação, convulsão, úlcera gástrica, memória e aprendizado).
Farmacocinética Aplicada
Estudo da disposição cinética de fármacos e medicamentos, enfocando os aspectos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção; estudo de modelos cinéticos e sua aplicação a produtos farmacêuticos. Situações especiais e farmacocinética (idade, doenças, gênero, interações medicamentosas).
Metodologia da Pesquisa Científica
Conhecer as diretrizes básicas para o desenvolvimento de atividades de pesquisa com caráter científico, com uma abordagem que discutirá as técnicas, normas e regras (métodos da ciência) que determinam a qualidade das pesquisas e sua relevância para a produção do conhecimento, conduzindo ao questionamento crítico que desperte para a reflexão dos temas propostos.
Modelagem Molecular Aplicada ao Planejamento de Fármacos
O curso descreve a aplicação da modelagem molecular ao planejamento de fármacos. Introduz as metodologias computacionais que possibilitam o melhor direcionamento no processo de desenvolvimento de novos fármacos além do aprimoramento de propriedades de moléculas já existentes (protótipos), considerando a provável interação com a biomacromolécula alvo (receptor, enzima, DNA).
Identificação Espectroscópica de Compostos Orgânicos
Possibilitar aconpreensão teórica e aplicação de metodologias espectroscópicas de elucidação estrutural de compostos naturais e sintéticos com potencial atividade biológica. Auxiliar na interpretação de espectros na região do ultravioleta, do infravermelho, de massas e de ressonânciacia magnética nuclear (de hidrogênio e carbono) uni e bidimencial
Métodos Eletroquímicos Aplicados
História da Eletroquímica, Definições e Classificações; Conceitos Básicos; Instrumentação básica; Aplicações Gerais da Eletroquímica e Eletroanalítica; Fundamentos Teóricos: Princípios Básicos em Eletroquímica, Equações Fundamentais, Técnicas Voltamétricas, Potenciometria, Outras Técnicas Eletroquímicas: Condutometria, Impedantometria, Eletrogravimetria e Condutometria, Eletrodos Modificados
Química de Produtos Naturais
Biossíntese de metabólitos secundários: Função da fotossíntese, Terpenos, Derivados do ácido chiquímico (taninos, flavonóides, cumarinas, lignanas), Derivados da via poliacética (antraquinonas e derivados) e Compostos nitrogenados (alcalóides). Métodos gerais de extração, isolamento e elucidação estrutural
Seminário em Ciências Farmacêuticas I
Assuntos relacionados às ciências farmacêuticas, pertinentes as linhas de pesquisa de produtos naturais e sintéticos bioativos, tecnologia e controle de qualidade. Deverão envolver temas sobre química de compostos bioativos, metabolismo secundário vegetal, farmacobotânica, farmacologia, toxicologia, farmacocinética, farmacotécnica, desenvolvimento e tecnologia farmacêutica, controle de qualidade de medicamentos, métodos analíticos e química instrumental, novas tecnologias e novos fármacos, dentre outros.
Seminário em Ciências Farmacêuticas II
Assuntos relacionados às ciências farmacêuticas, pertinentes as linhas de pesquisa de produtos naturais e sintéticos bioativos, tecnologia e controle de qualidade. Deverão envolver temas sobre química de compostos bioativos, metabolismo secundário vegetal, farmacobotânica, farmacologia, toxicologia, farmacocinética, farmacotécnica, desenvolvimento e tecnologia farmacêutica, controle de qualidade de medicamentos, métodos analíticos e química instrumental, novas tecnologias e novos fármacos. Apresentação de seminários dos alunos com temas relacionados aos seus trabalhos.
Síntese Bioorgânica de Fármacos
Objetiva o estudo da utilização de microrganismos (bactérias e fungos filamentosos) na síntese régio e estereoseletiva de antibióticos, esteroides e alcaloides. Discute a aplicação de biocatalisadores na síntese de novos fármacos, de seus metabólitos e de substâncias inéditas com potencial atividade farmacológica.
Síntese Orgânica Medicinal
Possibilitar a discussão dos aspectos teóricos e práticos fundamentais e necessários para a compreensão das bases da Química Orgânica, mecanismo de reações, estereoquímica, teoria dos orbitais moleculares, análise retrosintética, rearranjos, aplicadas a processos bioquímicos, síntese orgânica e bioorgânica de fármacos.
Toxicologia Experimental
Animais de Experimentação. Conceitos básicos em Toxicologia. Tipos de ensaios pré-clínicos farmacológicos e toxicológicos (in vivo, ex vivo, in vitro). Toxicidade pré-clínica: ensaios de toxicidade aguda (DLA, DL50 oral, DL50 dérmica, CL50 inalatória), subaguda, e crônica; irritação dérmica e ocular, sensibilização dérmica; mutagênese, embriofetotoxicidade, carcinogenicidade; neurotoxicidade; toxicocinética; extrapolação para humanos; uso de dados epidemiológicos como avaliação de toxicidade; ensaios de toxicidade especiais (imunotoxicidade, hepatotoxicidade, nefrotoxicidade). Revisão da regulamentação em Toxicologia Experimental no Brasil. Normas internacionais de avaliação da toxicidade.
Tópicos Especiais em Fitoquímica
Principais classes de metabólitos, métodos gerais de extração, purificação, isolamento e noções de elucidação estrutural de moléculas presentes nos produtos naturais de origem vegetal. Atividade biológica.
Bioestatística
Fundamentos de metodologia científica. Erro experimental. Representação gráfica de dados. Probabilidade e amostragem aleatória. Distribuições. Princípios de inferência e estimação estatística. Testes de significância e ajuste de curvas.
Controle de Qualidade de Insumos e Medicamentos
Fornecer subsídios teóricos para a avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos e correlatos através de análise qualitativa e quantitativa.
Ensaios Farmacológicos
Montagem por parte dos alunos ou demonstração por parte dos professores de várias preparações de uso corrente em Farmacologia, com ênfase para as metodologias empregadas na rotina dos laboratórios. A partir dos resultados, será feita a obtenção de parâmetros farmacológicos, discussão das vantagens e limitações de cada metodologia bem como conceitos farmacológicos e estatísticos que possam ser visualizados nestes experimentos.
Ensaios Microbiológicos de Plantas Medicinais
Avaliação da qualidade microbiológica de plantas medicinais. Métodos de determinação da atividade antimicrobiana. Determinação da carga microbiana. Pesquisa de patógenos bacterianos. Pesquisa fungos contaminantes e produtores de micotoxinas.
Fitoquímica Avançada
Métodos de investigação fitoquímica. Fontes de informação sobre espécies vegetais de interesse terapêutico e industrial. Biossíntese de metabolitos secundários de origem vegetal. Taxonomia química. Métodos de determinação estrutural de compostos orgânicos.
Ensaios Biológicos Aplicados a Produtos Naturais
Conhecimento popular sobre as plantas medicinais e os produtos naturais da região amazônica: etnofarmacologia. O papel das plantas medicinais na história dos medicamentos. Obtenção de matéria-prima, estabilização e secagem. Processos e controle de qualidade de extratos naturais. Seleção,planejamento e metodologia de ensaios, pré-clínicos e clínicos, com plantas medicinais e produtos naturais com atividade biológica. Validação biológica de produtos naturais e sintéticos. Avaliação de toxicidade. Produtos naturais utilizados com fins terapêuticos.
Cromatografia Aplicada a Análises de Produtos Bioativos
Possibilitar o aprendizado teórico e a aplicação dos princípios básicos de cromatografia gasosa, líquida de alta eficiência e validação dos métodos cromatográficos para análise de produtos naturais sintéticos e bioativos
Processos Extrativos e Aplicação em Farmacotécnica
Visa estabelecer conceitos básicos e aplicados de obtenção, processamento e caracterização do material vegetal; abordar métodos de estabilização e secagem do material vegetal; produzir extratos vegetais; implementar operações extrativas: maceração, percolação, infusão, decocção, digestão; caracterizar química e físico-química de extratos vegetais; discutir as possíveis aplicações em farmacotécnica.