Área de concentração: Fármacos e Medicamentos

Descrição: Contempla conteúdos multidisciplinares envolvendo o fármaco que é designado como uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica, e o medicamento como sendo produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, ou seja, uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos. A formação nesta área permitirá o conhecimento de todas as etapas do processo, da descoberta até a aprovação para comercialização.

 

Linhas de Pesquisa

a. Planejamento, pesquisa, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas

Planejar de forma racional novos candidatos a protótipos de fármacos, associar à síntese orgânica clássica ferramentas tais como a bioconversão e modelagem molecular de modo a promover quimiodiversidade em substratos de origem natural ou sintética. Aplicar metodologias in vitro para estudo do metabolismo e triagem de potenciais atividades ou eventual toxicidade dos novos compostos obtidos.

b. Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamentos

Desenvolver novos produtos a partir de insumos oriundos da flora regional, implementar e validar metodologias analíticas para controle de qualidade de produtos naturais e fitoterápicos. Avaliar a farmacocinética e atividade terapêutica de novos fármacos e medicamentos.